quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um dos três linces encontrados mortos em Doñana, foi baleado com 12 tiros

Este fim de semana foram encontrados mortos, no Parque Nacional de Doñana em Espanha, três linces-ibéricos, um dos quas com múltiplos traumatismos provocados por 12 tiros, que atingiram os órgãos vitais do animal.

Lince-ibérico (Lynx pardinus) - Fonte: wikipédia

Era uma fêmea de dois anos e meio, Esponja, um dos cerca de 60 exemplares que sobrevivem em Doñana, distribuídos por onze núcleos populacionais. Só este ano já morreram sete linces a viver em estado selvagem na região de Doñana. Morrem por causas naturais, por atropelamento ou, simplesmente, são baleados como Esponja.
Numa tentativa de recuperar a população selvagem de lince-ibérico (Lynx pardinus), o felino mais ameaçado de extinção do planeta, em Espanha faz-se a criação de linces em cativeiro que, depois de um período de adaptação, são introduzidos no seu habitat natural.
Em Portugal o processo ainda se encontra numa fase inicial, através do Centro Nacional de Recuperação do Lince-ibérico, sediado na Herdade da Santinha, em Silves, e gerido pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB),
Mais informações aqui e aqui (espanhol).

Sem comentários: