terça-feira, 17 de abril de 2012

Vaivém Espacial Discovery faz a sua última viagem

Em Washington DC, capital dos Estados Unidos, o Discovery montado no Boeing 747 adaptado sobrevoou alguns monumentos, passando na área onde se encontra o Capitólio (na figura), em 17 de Abril de 2012 - Crédito: NASA/Smithsonian Institution/Harold Dorwin

O vaivém espacial Discovery despediu-se hoje, 17 de Abril de 2012, da Base Espacial do Cabo Canaveral, na Florida, e partiu para Washington DC, onde ficará em exposição no Museu Nacional do Ar e do Espaço.
Discovery, o mais antigo dos vaivéns espaciais e o que mais missões realizou, fez a sua última viagem sobre um Boeing 747 adaptado da NASA. A sua partida foi seguida com emoção por várias pessoas, entre elas, a tripulação da última missão do vaivém, a STS-133: o comandante Steve Lindsey, o piloto Eric Boe e os especialistas Alvin Drew, Steve Bowen, Michael Barratt e Nicole Stott.
O primeiro voo do Discovery aconteceu em 1984 e muitas das missões que realizou durante a sua vida activa - até ao ano passado, quando a NASA terminou o programa dos vaivéns - têm um lugar especial na história da exploração espacial.
Por exemplo, o Discovery foi o primeiro vaivém pilotado por uma mulher (Eileen Collins), a primeira nave americana a transportar um cosmonauta russo e, também, o primeiro a acoplar na estação espacial russa Mir.
O Telescópo Espacial Hubble, que muito tem contribuído para o conhecimento do Universo, chegou ao espaço a bordo do Discovery, na missão STS-31, em 24 de Abril de 1990, tendo participado igualmente em duas missões de manutenção do telescópio no espaço.

Lançamento do Telescópio Espacial Hubble a partir do Discovery (missão STS-31), em 25 de Abril de 1990 - Fonte: wikipédia

O malogrado satélite Upper Atmosphere Research Satellite (UARS), que repousa no fundo do Oceano Pacífico desde o ano passado, chegou ao espaço na missão STS-48 deste vaivém.
Em 1998, o Discovery transportou o astronauta mais idoso de sempre, John Glenn, na altura com 77 anos de idade. Deste modo, o astronauta regressou ao espaço depois da sua viagem histórica em órbita da Terra, a bordo da nave Friendship 7, em 1962.
Foi também o vaivém Discovery que deu um novo ânimo à exploração espacial americana ao voar depois dos acidentes do Challenger, que se desintegrou durante o lançamento, em 28 de Janeiro de 1886, e do Columbia, que se desintegrou ao entrar na atmosfera de regresso à Terra, em 1 de Fevereiro de 2003.

Discovery aterra, pela última vez, no Centro Espacial Kennedy, depois de regressar da Estação Espacial Internacional (missão STS-31), em 9 de Março de 2011 - Fonte: wikipédia

O vaivém espacial Discovery foi lançado 39 vezes, tendo completado mais de 365 dias no espaço, 5 830 órbitas e 238 milhões de Km percorridos. O último lançamento aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 2011, rumo à Estação Espacial Internacional, fazendo o seu último pouso de regresso no Centro Espacial Kennedy, em 9 de Março do mesmo ano.
Galeria da NASA com fotos sobre o Discovery

Sem comentários: