quinta-feira, 19 de abril de 2012

"Dia da Terra" é quando o Homem quiser


Em 24 de Dezembro de 1968, os astronautas da Apollo 8, comandante Frank Borman e os membros da tripulação William A. Anders e James A. Lovell, tiveram o privilégio de ver nascer a Terra pela primeira vez, surgindo por detrás da Lua, quando se encontravam em órbita lunar, a cerca de 110 Km acima da superfície do nosso satélite.
Celebrando o Dia da Terra 2012, oficialmente no próximo dia 22 de Abril, a NASA divulgou uma nova visualização recriando o que a tripulação da Apollo 8 viu naquela véspera de Natal, para que todos nós possamos apreciar também o espectáculo fantástico desse dia.
A animação baseia-se em mapas bastante detalhados da superfície da Lua, feitos a partir de dados recolhidos pela Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).
A imagem da Terra utilizada não é uma duplicação exacta da que os astronautas viram, mas um mosaico de imagens mais recentes, obtidas pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (comhecido por MODIS) do satélite de observação terrestre Terra, da NASA.
Nesta visualização, a narração vem da gravação de áudio original dos astronautas da Apollo 8. Pode ouvir-se como eles reagiram ao súbito aparecimento da Terra. "Oh meu Deus!" exclama um astronauta. "Olha para aquela foto ali!", são alguns dos comentários.

A Terra nasce, em preto e branco, a primeira imagem da Terra captada por um ser humano, em órbita lunar. Está com o horizonte orientado verticalmente porque foi assim que os astronautas a descreveramm - Crédito: NASA

A imagem em preto-e-branco tirada pelos astronautas da Apollo 8 foi, na realidade, a primeira da Terra tirada por um ser humano em órbita à volta da Lua. A imagem colorida é captada 58 segundos depois. Mais tarde, esta imagem foi baptizada "Earthrise" ("Terra nascente", "Terra em quarto crescente"). Ela mostra a fragilidade do nosso pequeno planeta, sendo considerada a fotografia que mais influenciou o ambiente. Já se vivia uma época de contestação ambiental.
Fonte: NASA

Sem comentários: