terça-feira, 31 de agosto de 2010

Tigre-siberiano raro tem área protegida transfronteiriça, entre China e Rússia

Autoridades chinesas e russas decidiram criar uma área protegida comum, na fronteira dos seus países, com o objectivo de proteger o altamente ameaçado Tigre-siberiano, também conhecido por Tigre de Amur. A área situa-se no norte da península da Coreia e o acordo teve a colaboração da WWF, a Fundação para a Conservação da Vida Selvagem Mundial.

Tigre-siberiano, Panthera tigris altaica - Fonte: wikipédia

Estima-se que apenas cerca de 500 tigres de Amur sobrevivem em estado selvagem. A nova área protegida transfronteiriça proporcionaria um habitat mais amplo e mais saudável para os tigres de Amur e outras espécies ameaçadas, como o leopardo de Amur, o felino mais ameaçado do Mundo.

Leopardo de Amur, Panthera pardus orientalis - Fonte: wikipédia

A caça furtiva, a destruição e fragmentação do habitat têm reduzido o número de tigres, leopardos e outras espécies.
O anúncio do acordo coincide com o Festival Cultural do Tigre Amur da China, um evento de dois dias, destinado a chamar a atenção para o sofrimento do animal em extinção. Este é também o Ano do Tigre no calendário chinês.
Para a WWF, os tigres ainda enfrentam uma grande destruição com a caça furtiva, incentivada pela utilização de partes do animal na medicina tradicional chinesa.
Mais informações no endereço  (em inglês)

Sem comentários: