quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Erupção Solar

Na madrugada de domingo, verificou-se uma erupção complexa na superfície do Sol, com grande agitação da coroa solar. Houve ejeção de massa coronal (CME) acompanhada de rajadas de rádio e elevação de filamentos de magnetismo da superfície estelar, entre outros acontecimentos.
A erupção foi seguida pela sonda Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA (ver vídeo no final).

A mancha solar associada à erupção - Fonte: Soho

A erupção deu-se na parte do Sol voltada para a Terra, atirando o material ejectado na nossa direcção. Os primeiros contactos com o campo magnético do planeta aconteceram esta noite, originando as conhecidas auroras (luzes do Norte). As partículas solares colidem com os átomos de nitrogénio e oxigénio da atmosfera terrestre, que em seguida brilham provocando verdadeiros espectáculos de luz e cor.
O sol passa por ciclos de actividade que duram cerca de 11 anos, Em cada ciclo ele apresenta um máximo e um mínimo. O último máximo foi em 2001 e teve um mínimo fraco e prolongado. De acordo com os cientistas, esta erupção é um dos primeiros sinais de que o Sol está a aumentar a sua actividade, caminhando para um outro máximo no seu 24º ciclo, esperado em 2013.
Mais informações em Tempo Espacial
Ver Auroras originadas por esta erupção solar  (aurora boreal)


Bonitas erupções observadas em 27 e 28 de Julho de 2010 (não dirigidas à Terra).

Sem comentários: