sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Astrónomos dão "novos mundos" ao mundo

Uma equipa de astrónomos descobriu um sistema planetário com, pelo menos, cinco planetas em órbita de uma estrela do tipo solar, HD 10180. Os investigadores têm também fortes evidências da existência de mais dois planetas, sendo que um deles terá a menor massa encontrada até agora.

Concepção artística do sistema planetário da estrela HD 10180- Crédito: ESO/L. Calçada

A equipa de astrónomos utilizou o espectrógrafo HARPS, montado no telescópio de 3.6 metros do ESO, em La Silla, Chile, durante um período de seis anos, para estudar a estrela do tipo solar, HD 10180, situada a 127 anos-luz de distância.
Da equipa de cientistas fazem parte os portugueses Alexandre Correia, da Universidade de Aveiro, e Nuno Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
Mais informações no site da ESO e aqui.

E mais outro sistema planetário...

A sonda Kepler descobriu o primeiro sistema planetário confirmado com mais de um planeta orbitando uma estrela.
A passagem de dois planetas distintos foi observada próxima a uma estrela semelhante ao Sol, chamada Kepler-9. Os planetas receberam os nomes de Kleper-9b e 9c.

Concepção artística dos dois planetas do tamanho de Saturno descobertos pela missão Kepler da NASA
Fonte: NASA

Para além dos dois planetas gigantes confirmados, os cientistas da missão Kepler também identificaram o que parece ser um terceiro, com uma assinatura de trânsito muito menor nas observações de Kepler -9. Essa assinatura é compatível com o trânsito de um planeta com cerca de 1,5 vezes o raio da Terra.
A missão Kepler é um observatório espacial lançado pela NASA, em Março de 2009, projetada para fazer o levantamento da Via Láctea e descobrir planetas do tamanho da Terra, ou menores, que sejam habitáveis. Um outro objectivo da sonda é determinar que estrelas da nossa galáxia podem formar sistemas planetários.
Mais informações aqui.

Link relacionado:
Baixa atividade solar faz camada da atmosfera encolher

Sem comentários: