quarta-feira, 11 de agosto de 2010

FAO lança sistema de monitorização de fogos, com ajuda da NASA

A FAO (Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura) lançou hoje um novo portal online de informações e monitorização, em tempo real, sobre incêndios, o  Sistema Global de Gestão de Informação sobre Incêndios ( GFIMS ), disponível em inglês, francês e espanhol, para ajudar os países a controlar o fogo de forma eficaz e proteger os bens e recursos naturais.

GFIMS - Crédito: NASA/Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2010. MODIS Hotspot / Active Fire Detections. Data set. MODIS Rapid Response Project, NASA/GSFC [producer], FAO of UN, Global Fire Information Management System [distributor]. Available on-line http://www.fao.org/nr/gfims/en/

O GFIMS conta com a ajuda de satélites da NASA, como o Aqua e o Terra e, ainda, o Sistema Modis de resposta rápida (O MODIS Rapid Response System), que fornece imagens diárias de satélite de zonas da Terra, em tempo quase real, com aparência e cor verdadeiras, semelhantes a fotos, ou imagens de cores falsas.
O sistema Modis está disponível gratuitamente para todos, cientistas , educadores e público em geral. As imagens capturadas e já interpretadas podem ser obtidas através do Observatório da Terra (Earth Observatory).

Incêndios em Portugal (sat. Terra, em 08/11/10 ; 11:05 UTC) -  Crédito NASA / GSFC , MODIS Rapid Response
De acordo com o responsável pelas Florestas na FAO, Pieter van Lierop, o GFIMS foi lançado numa altura em que a incidência de mega-incêndios tende a aumentar, como aconteceu na Rússia onde a área ardida atingiu 14 milhões de hectares. Em todo o mundo os incêndios afectam 350 milhões de hectares de solos todos os anos. "O controle desses fogos tornou-se uma questão de grande importância, não só devido ao número crescente de acidentes e da enorme quantidade de área queimada, mas também por causa das relações com as questões de interesse global, como a mudança climática".
Mais informações no site oficial da FAO.

Link relacionado:
Lisboa entra no mapa de incêndios com fogo em Sintra  (ver imagem de satélite)
60 fogos em curso em todo o país

Sem comentários: