terça-feira, 8 de junho de 2010

Dia Mundial dos Oceanos

Os oceanos cobrem dois terços da superfície da Terra, fazendo dela o Planeta Azul ou o Berlinde Azul (Blue Marble), quando observada do espaço. A primeira proposta para um Dia Mundial dos Oceanos foi apresentada pelo Canadá na Conferência do Rio, em 1992. Tem sido celebrado desde essa data, mas só em Dezembro de 2008 o dia 8 de Junho foi reconhecido oficialmente, pela Assembleia das Nações Unidas, como o Dia Mundial dos Oceanos, para lembrar a sua influência na vida do planeta.
Neste Ano Internacional da Biodiversidade, a Ocean Project, que promove e coordenas as actividades a nível mundial, adoptou o tema "Oceanos de Vida" centrado na grande diversidade de vida dos oceanos e na promoção da sua conservação. Somos todos convidados a escolher e proteger uma espécie favorita!
Os oceanos constituem um factor importante para a vida no planeta. São o habitat de uma grande variedade de espécies, fornecem a maior parte do oxigénio que respiramos, são fonte de alimentos, medicamentos, energia e outros recursos necessários à nossa sobrevivência. Funcionam como meio de comunicação e, também, de lazer, como natação, mergulho, vela, etc.
Os oceanos desempenham um papel essencial no clima e quanto maior for a diversidade da sua vida mais facilmente eles ajudam a manter as condições climáticas do planeta ou na adaptação à mudança climática.
Apesar de serem uma fonte de vida, os oceanos enfrentam vários problemas como a pesca excessiva, a poluição devida às actividades humanas e acidentes como o do Golfo do México, com consequências desastrosas para a vida marinha e ambiente.


Os portugueses são o terceiro povo que mais come peixe a nível mundial, mas sem grande preocupação pelo consumo sustentável. Por isso a liga para a Protecção da Natureza lança hoje o website "Que peixe comer?" para ajudar na melhor escolha de modo a preservar, o mais possível, a biodiversidade dos nossos oceanos.
Mais informações na Greenpeace Portugal.

Sem comentários: