sexta-feira, 25 de junho de 2010

Morte em massa de dinossáurios

Alberta, oeste do Canadá, é uma região rica em fósseis, nomeadamente dinossáurios com chifres como o Triceratops e o Centrosaurus, carnívoros relacionados com o Velociraptor, Albertosaurus e Tyrannosaurus rex. A área foi habitat de uma grande variedade de outros animais tais como, aves, pterosaurus, jacarés, tartarugas, lagartos e mamíferos - foram encontradas marcas de dentes de mamíferos em ossos de dinossáurios.







Albertosaurus ("lagarto de Alberta")
Fonte: wikimedia

  
Muito recentemente, os cientistas confirmaram a existência, a norte de Alberta, do que pode ser o maior depósito (cemitério) de fósseis de dinossáurios do mundo.
Milhares de ossos, com cerca de 76 milhões de anos, ocupam uma área de pelo menos 2,3 quilómetros quadrados. São esqueletos de Centrosaurus, um dinossáurio herbívoro, com chifres, e do tamanho aproximado de uma vaca. Este achado mostra que estes animais viviam em grandes manadas, talvez de milhares de indivíduos.

Centrosaurus ("lagarto pontas") - Fonte: wikimedia

De acordo com o paleontólogo e geólogo David Eberth, do Museu Royal Tyrrell, em Alberta, a morte em massa dos dinossáurios pode ter sido consequência de uma enorme tempestade, comparável aos furacões actuais, que atingiu a zona, na altura uma área plana costeira de um grande mar interior que dividia ao meio, o que é hoje a América do Norte. Tal como acontece actualmente, a tempestade provocou uma inundação catastrófica, e não tendo para onde fugir, os Centrosaurus acabaram por morrer afogados em grande quantidade.
Para o cientista David Eberth, estas tempestades também podem ajudar a explicar a grande abundância de fósseis muito bem preservados em toda a zona oeste do Canadá.
Os pesquisadores envolvidos nesta descoberta esperam que ela sirva para conhecer melhor o nosso planeta, ajudando a identificar outras catástrofes do passado noutros locais.
(notícia original publicada em Live Science)
Visita Virtual (360º) ao Museu Royal Tyrrell (Paleontologia)

Conheça mais alguns animais:

25 animais do passado
Galeria dos maiores animais do mundo
Galeria de desenhos de dinossáurios
. Dinossáurios descobertos ou identificados recentemente

Sem comentários: