sexta-feira, 3 de maio de 2013

Tempo espacial: erupção solar de classe média M5,7

O Observatório Solar Dinâmico da NASA captou a imagem de uma erupção solar de classe M5.7, em 3 de Maio de 2013. A imagem mostra a luz no comprimento de onda de 131 angstrom, que pode mostrar o material a temperaturas muito elevadas de uma erupção solar - Crédito: NASA/SDO/AIA

Uma região activa, situada precisamente sobre a borda esquerda do disco solar, explodiu produzindo uma erupção solar de classe média M5,7, nesta sexta-feira (3 de Maio de 2013).
É a segunda vez em três dias que esta mesma região activa desencadeou uma erupção solar. A rotação do Sol vai trazer esta mancha solar para a frente, tornando-a visível da Terra no fim-de-semana. Depois disso, é possível haver explosões solares dirigidas ao nosso planeta.
As erupções solares são poderosas rajadas de radiação nociva que podem atingir a Terra. No entanto, a atmosfera terrestre protege o nosso planeta e toda a vida na sua superfície, embora a radiação possa perturbar a atmosfera na camada onde viajam os sinais de GPS e comunicações, se for intensa o suficiente, o que afecta os sinais de rádio.
As erupções solares de nível médio são as explosões mais fracas que ainda podem causar alguns efeitos meteorológicos espaciais perto da Terra.
O aumento do número de erupções é comum nesta altura, à medida que o Sol caminha para o seu máximo de actividade no ciclo de 11 anos, esperado no final de 2013.
No mesmo dia, o Observatório Solar Dinâmico observou também uma nuvem de plasma quente projectada a partir do mesmo local da explosão, conhecida por proeminência solar.

Material solar projectado do lado esquerdo do sol - proeminência solar. A imagem combina três imagens do Observatório Solar Dinâmico da NASA captadas em 3 de Maio de 2013 - Crédito: NASA / SDO / AIA

Mais informações em http://spaceweather.com/

Sem comentários: