sábado, 4 de maio de 2013

Chuva de meteoros Eta Aquáridas na noite de domingo

Chuva de meteoros eta Aquaridas no hemisfério norte, com máximo em 5-6 de Maio de 2013

A Terra entrou no rasto de detritos do cometa Halley, originando a chuva de meteoros eta Aquáridas desta época.
A "chuva de estrelas" tem o nome de uma estrela da constelação de Aquário, próximo da qual os meteoros parecem surgir. A estrela Eta Aquarii está a 156 anos luz da Terra e é 44 vezes mais luminosa que o nosso Sol.
A chuva de meteoros atinge o seu máximo na noite domingo para segunda-feira, 5-6 de Maio, e pode ser vista nos dois hemisférios. No entanto, como a constelação de Aquário não se eleva muito acima do horizonte no hemisfério norte, os observadores no hemisfério sul estão em vantagem e, possivelmente, irão ver mais meteoros que no norte. Os meteorologistas esperam até 55 meteoros por hora no hemisfério sul e metade desse número no norte.
A chuva eta Aquaridas é provocada pela poeira deixada pelo cometa Halley, que se aproximou da Terra pela última vez em 1986. Neste momento, o cometa está para além da órbita de Urano, mas deixou poeira no seu trajecto pelo Sistema Solar. A Terra atravessa essa poeira duas vezes por ano, causando "chuva de estrelas", em Maio - eta Aquaridas - e em Outubro - Oriónidas.
Para poder apreciar a eta Aquaridas, seja qual for o hemisfério, vai ser preciso levantar cedo, pois o melhor período para ver os meteoros é antes do nascer do Sol.

Chuva de meteoros eta Aquaridas no hemisfério sul, com máximo em 5-6 de Maio de 2013

Apesar da observação desta chuva de meteoros não ser muito favorável a quem vive no hemisfério norte, os observadores desta parte da Terra poderão ser privilegiados com um tipo raro e espectacular de meteoros - os earthgrazing - estrelas cadentes com um rasto comprido e brilhante, por vezes colorido e de maior duração.
Surgem logo abaixo do horizonte, porque o ponto donde parecem partir (radiante) está muito próximo do equador celeste. São meteoros que seguem um trajecto rasante à atmosfera superior terrestre. A melhor hora para ver estes meteoros é entre 2 e 3 horas, na madrugade de domingo, quando Aquário começa a surgir no horizonte, a leste.
Fonte: SpaceWeather.com

Sem comentários: