terça-feira, 2 de março de 2010

Educação para o Desenvolvimento Sustentável

O desenvolvimento e o bem-estar das pessoas dependem dos seus esforços pessoais, mas também dos esforços dos Governos e da comunidade internacional. O direito ao desenvolvimento é essencial à existência dos outros Direitos Humanos. Se não há condições para uma vida digna, não é possível exercer qualquer outro direito, seja político ou cultural.

Na Cimeira do Milénio e na Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, a comunidade internacional reconheceu a necessidade da eliminação da pobreza e redução das diferenças de níveis de vida no mundo, condições essenciais para o desenvolvimento sustentável da humanidade.
Deste modo o direito ao desenvolvimento tem implícito o princípio da solidariedade que leva à cooperação entre as pessoas, entre as nações e a comunidade internacional, permitindo o desenvolvimento para todos os cidadãos do mundo.

Só muito recentemente a humanidade reconheceu que o desenvolvimento espiritual, físico e económico dos seres humanos apenas pode fazer-se em harmonia com o ambiente, e isso é possível se for realizado prevendo uma protecção dos recursos necessários à vida, tais como a água, florestas e os outros elementos do equilíbrio ecológico.

O desenvolvimento sustentável é um dos oito grandes desafios da humanidade, fazendo parte dos Objectivos do Milénio, expressos na Declaração do Milénio, no ano de 2000.


A Década para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), das Nações Unidas, é da responsabilidade da UNESCO, e visa "Integrar os Princípios, valores e práticas do desenvolvimento sustentável em todos os aspectos da educação e da aprendizagem, a fim de resolver os problemas sociais, económicos, culturais e ambientais que enfrentamos no século 21 ".

Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Comissão Nacional da Unesco-Portugal
Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Objectivos do Milénio

Sem comentários: