quarta-feira, 10 de março de 2010

Bem-amados dinossáurios!


“O Triceratops era um dinossáurio com três chifres, um no nariz e dois nos lados”, explicação do meu neto de quatro anos e meio, perante o meu aparente desconhecimento do assunto. É um admirador convicto do Triceratops, enquanto o meu outro neto, de sete anos, prefere o T-rex e a avó interessa-se por todos!

Temos tido agradáveis e frutuosas conversas sobre estes animais já extintos. Discutimos as suas características físicas e adaptações ao habitat, regimes alimentares, cadeias alimentares, fósseis e tudo o que é preciso, dependendo da sua curiosidade. Qualquer dia preciso fazer um “update”, ou será um “upgrade” sobre o tema?

Como professora tive oportunidade de observar o enorme interesse que estes répteis, alguns enormes, despertam nas crianças. Partindo desta curiosidade natural, os dinossáurios permitem trabalhar conteúdos curriculares e dão óptimos projectos de investigação, com a utilização das TIC.

A Internet fornece muita informação, e é possível que nem toda seja correcta. Há alguns anos encontrei um site, em inglês, que considero bastante útil. Tal como vem descrito na página inicial, é um livro online sobre dinossáurios, adaptado a estudantes de todas as idades e níveis de ensino. Para além de informação, mais ou menos detalhada, sobre cada animal, apresenta várias actividades que podem ser executadas na aula e/ou em casa. O tradutor do Google pode ajudar, se o inglês for um problema, pois consegue-se uma “espécie de versão portuguesa” dos conteúdos.

O site é o “Zoom dinosaurs” com o endereço http://www.enchantedlearning.com/subjects/dinosaurs/
Podemos também consultar muitos outros assuntos como Astronomia, Biologia, Geografia, Física, etc. no endereço http://www.enchantedlearning.com/Home.html

Sem comentários: