terça-feira, 16 de março de 2010

Preservação de Baleias e Golfinhos

Baleias e golfinhos, magníficos mamíferos marinhos, queridos por uns e perseguidos por outros, apesar do reconhecimento, a nível mundial, sobre a necessidade de os proteger.

Nasci nos Açores onde a baleia e a industria baleeira faziam parte da tradição. Os jactos de água, lançados pelo animal ao respirar, denunciavam a sua presença. Os vigias, distribuídos pela ilha, comunicavam com o porto baleeiro e, passado algum tempo, surgiam os botes com os arpões de mão. Tudo isto se passava no mar, à nossa frente!

Felizmente que a caça da baleia terminou na década de 80, mas foi preciso descobrir que algumas espécies, sobretudo o cachalote, corriam perigo de extinção!


A observação de cetáceos no seu habitat substituíu a sua caça, conhecer para preservar e respeitar, embora alguns países prefiram massacrá-los. É uma vergonha!

Baleias e golfinhos enfrentam, ainda, outros problemas, como a poluição das águas, as alterações climáticas e as redes de pesca, entre vários.

O respeito pela biodiversidade do planeta é um objectivo de qualquer currículo escolar. Os golfinhos, pela simpatia que despertam nas crianças, facilmente são aceites como tema de diversas actividades. Conhecer melhor estas espécies é essencial para a sua defesa ou de outros seres vivos, na hora da tomada de decisões que podem afectar a nossa biosfera. É o que se pretende neste Ano Internacional da Biodiversidade.
Alguns endereços que podem ajudar...
Base de Observação de Cetáceos dos Açores
Golfinhos.net
Museu da Baleia da Madeira
Whale trackers
Proteger os Golfinhos do Sado
Projecto Delfim - Centro Português de Estudo dos Mamíferos Marinhos
Alguns jogos e passatempos sobre golfinhos aqui.

Sem comentários: