domingo, 2 de maio de 2010

A NASA e os Beatles

Em 4 de Fevereiro de 2008, pelas 19 horas, a NASA irradiou uma canção The Beatles "Across the Universe" - directamente para o espaço profundo. A transmissão, feita pela Deep Space Network da NASA, foi dirigida à Estrela Polar, Polaris, que fica a 431 anos-luz da Terra. Comemorou-se, assim, o 40º aniversário do dia em que os Beatles gravaram a canção, assim como o 50º aniversário da fundação da Nasa e do lançamento do primeiro satélite americano, o Explorer 1 e, ainda, da fundação da Deep Space Network. Este é o vídeo da homenagem:


Em Novembro de 2005, Paul McCartney interpretou a canção "Good Day Sunshine" durante um concerto que foi transmitido para a Estação Espacial Internacional, onde se encontravam o astronauta Bill McArthur e o cosmonauta russo Valery Tokarev.
Edited Concert Video.
(fonte: http://www.nasa.gov/vision/space/features/mccartney.html)
Esta mesma canção foi usada pela Nasa para acordar a tripulação do vaivém Discovery, missão STS-114, em Agosto do mesmo ano.
Outras músicas dos Beatles foram utilizadas para acordar os astronautas, nas viagens espaciais, como "Here Comes the Sun", "Ticket to Ride" e "A Hard Day's Night".

Sem comentários: