sexta-feira, 23 de abril de 2010

Hubble faz 20 anos!

O conhecido Telescópio Espacial Hubble está de parabéns pelos seus vinte anos de funcionamento e resultados extraordinários no conhecimento do Universo. É um telescópio do tipo reflector Cassegrain, lançado em 24 de Abril de 1990 e orbita a Terra acima da atmosfera, o que lhe permite uma melhor visão que os telescópios terrestres. Deve o seu nome ao astrónomo Edwin Hubble que investigou o Universo e a sua expansão.
A missão Hubble é considerada uma das mais bem sucedidas e mais longas da NASA. As suas observações detalhadas do céu profundo fizéram evoluir a Astronomia, tornando-o um dos observatórios mais importantes da história da ciência da astronomia.


O Hubble é conhecido pelas lindíssimas imagens de corpos celestes, mas os seus instrumentos de observação permitiram outras descobertas, como a idade do universo, aproximadamente 13 ou 14 biliões de anos, confirmaram a sua expansão e, ainda, foram fundamentais na descoberta da energia negra, uma força algo misteriosa que faz com que a expansão do Universo se acelere. Com o Hubble conseguiu-se caracterizar a atmosfera de planetas exteriores ao sistema solar, os exoplanetas nunca antes observados.
A NASA celebra o 20º aniversário do telescópio Hubble, através de um gráfico interactivo sobre os seus maiores sucessos, a sua história e algumas das espantosas imagens do Universo que ele revelou.

20 Anos do Hubble20 Anos do Hubble (gráfico interacrivo)

Atendendo ao impacto que o telescópio teve nas pessoas em todo o mundo, a NASA e a Hubblesite.org agora convidam essas mesmas pessoas a fazerem parte da história do Hubble. Para isso, podem enviar uma mensagem, através de um postal online, onde cada visitante regista o modo como o telescópio o afectou.
O James Webb Space Telescope (Webb) é o próximo observatório da NASA a suceder o Telescópio Espacial Hubble em 2014. Terá uma órbita para além da Lua e irá detectar a radiação infravermelha e ser capaz de ver nessa onda, assim como o Hubble vê em luz visível.
Imagens inéditas, apresentadas pela NASA neste aniversário, de uma pequena porção da nebulosa Carina, uma das maiores regiões de nascimento de estrelas da galáxia. O Hubble continua brilhante!

Sem comentários: