segunda-feira, 7 de maio de 2012

Reserva de aves marinhas na Ilha do Corvo-Açores

Cagarro, cagarra ou pardiela-de-bico-amarelo (Calonectris diomedea) no ninho - Fonte: wikipédia

A ilha do Corvo, Açores, já tem uma reserva biológica muito especial, um projecto pioneiro que pretende criar uma colónia de aves marinhas livre de predadores.
A Reserva Anti-Predadores para a Nidificação de Aves Marinhas, ou o "Hotel dos cagarros" como é chamada, abrange uma área com cerca de um hectare na Ponta do Topo, vedada por uma rede que impede a entrada de gatos e ratos, predadores de aves marinhas. São terrenos sem uso agrícola, com boas condições para a nidificação das aves e onde se está a recuperar a flora endémica, para que volte o habitat natural.
Este santuário tem o objectivo de trazer as aves marinhas para um local protegido dos predadores, de modo a aumentar as suas populações. O "Hotel dos cagarros" não se destina apenas aos cagarros, mas também a outras aves nidificantes nos Açores, como os estapagados ou os frulhos.
A iniciativa integra o programa LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas, um projecto pioneiro para a conservação das colónias de aves marinhas nos Açores, através da recuperação do seu habitat e medidas de controlo e erradicação de espécies invasoras introduzidas. O projecto é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM), a Câmara Municipal do Corvo e a Royal Society for the Protection of Birds (RSPB).

Estapagado (Puffinus puffinus), ave marinha semelhante a uma pequena cagarra - Fonte: wikipédia
As ilhas e ilhéus dos Açores já foram ocupados por milhões de aves marinhas, mas as suas colónias diminuiram bastante com a introdução de espécies predadoras (ratos, murganhos, gatos) e de plantas invasoras. Actualmente as aves ocupam pequenos ilhéus e algumas falésias remotas, com excepção dos cagarros.
A ilha do Corvo foi escolhida para este projecto inovador a nível mundial para testar métodos de erradicação de predadores e plantas invasoras, não só pela sua localização geográfica mas por ter um habitat privilegiado onde nidificam milhares de aves marinhas todos os anos. O Ilhéu de Vila Franca do Campo, situado a Sul da ilha de São Miguel, também está incluído no projecto, pois permite testar algumas das medidas de controlo de plantas invasoras e de incentivo à nidificação destas aves.
Mais de metade da população mundial de cagarros nidifica todos os anos nos Açores. A ilha do Corvo tem a maior população de cagarros e é uma das duas ilhas do arquipélago onde nidificam os estapagados e acolhe frulhos nas suas encostas mais inacessíveis.
Fonte: Ilhas Santuário para as Aves Marinhas via Publico.pt

Sem comentários: