terça-feira, 22 de maio de 2012

Trânsito de Vénus de 2012

Trânsito de Vénus (perto do final) observado em Bragança, em 2004. A imagem não está correctamente orientada

O trânsito ou a passagem de um planeta na frente do Sol é um evento relativamente raro. A partir da Terra, apenas se pode observar o trânsito de Mercúrio e de Vénus, eventos que tive a oportunidade de assistir.
O último trânsito de Vénus foi em 2004, e agora  Vénus volta a passar em frente ao Sol na quarta-feira, 6 de Junho de 2012 (ou terça-feira, 5 de Junho no Hemisfério Ocidental). O planeta vai alinhar-se perfeitamente entre a Terra e o Sol, tornando-se visível à medida que atravessa o disco solar.
Há muitas regiões da Terra onde não será possivel observar este trânsito, e o próximo só acontecerá em 2117, seguido de outro em 2125.
O trânsito de Vénus será visível a partir do Pacifico, Ásia oriental e leste da Austrália, correspondente à parte branca do mapa. A maior parte da América do Norte e Central e norte da América do Sul vai poder observar o início do trânsito (em 5 de junho), mas o Sol vai pôr-se antes de terminar a passagem (área cinzenta clara do mapa). Da mesma forma, os observadores na Europa, Ásia Ocidental e Central, leste da África e Austrália Ocidental vão ver o final do evento (em 6 de Junho), pois Vénus já estará em trânsito quando o Sol nascer nesses locais (área verde do mapa).

Mapa da visibilidade global do trânsito de Vénus, em 5/6 de junho de 2012 - Crédito: NASA Eclipse Web site

Nestas regiões onde é visível, embora o planeta seja muito pequeno, será possivel vê-lo sem ampliação, não esquecendo que não se pode olhar para o Sol sem protecção. No entanto será melhor observar com binóculos ou um pequeno telescópio, devidamente equipados com um filtro de protecção solar.
Também é possivel ver, de um modo bastante seguro, projectando a imagem captada, por exemplo, por binóculos.
As regiões do mapa em cinzento escuro não vão poder ver o trânsito de Vénus, incluindo Portugal. No entanto, muitos sites da Internet transmitem o evento celestial em directo, dando a oportunidade a todos para assistir, como o da Columbus State University.
Fonte: NASA Eclipse Web site

Sem comentários: