terça-feira, 8 de maio de 2012

Quanta água existe na Terra?

Imagem da Terra mostrando se toda a água do planeta (líquida, gelo, água doce e salgada) fosse colocada numa esfera com cerca de 1.385 km de diâmetro, um pouco menor que a distância Lisboa-Paris - Crédito: Jack Cook, Woods Hole Oceanographic Institution; USGS

A impressionante imagem mostra que, afinal, toda a água do nosso planeta cabe numa pequena bolha azul, bastante pequena se a compararmos com o tamanho da Terra.
Apesar de vivermos no Planeta Azul ou no Planeta Água, a imagem concebida pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGC) mostra que a água, na realidade, é um bem escasso. Toda reunida numa esfera, essa minúscula gota azul seria uma bolha de 1385 quilómetros de diâmetro, um pouco menos que a distância entre Lisboa e Paris, e o equivalente a 1386 milhões de quilómetros cúbicos do precioso líquido.
No entanto, não temos toda essa água à nossa disposição. Cerca de 96% forma os oceanos e é salgada, portanto imprópria para consumo humano ou para a agricultura. Uma boa parte da água que resta está gelada, nos pólos, e não acessível. Apenas 1% da água total da Terra é utilizável pelos humanos, 7 biliões de pessoas entre as quais 1.100 milhões ainda não têm garantido o acesso a água potável e perto de 10.000 morrem por isso cada dia, na sua maioria crianças.
Fonte: Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGC)

Sem comentários: