Mexilhão castanho (Perna perna), nativo da África e que foi descoberto nas costas do Algarve, pela primeira vez - Fonte: wikipédia
O estudo foi publicado em Abril, na revista Marine Biodiversity Records.
O mexilhão castanho, do continente africano, distingue-se da espécie mediterrânica Mytilus galloprovincialis, mais abundante nas águas portuguesas, pela sua cor castanha e também pela forma das conchas. O comportamento em emersão também é diferente, a espécie Perna perna tende a abrir e fechar as valvas, enquanto que a espécie Mytilus galloprovincialis as mantém fechadas.
Mexilhão da espécie mediterrânica Mytilus galloprovincialis, mais abundante nas águas portuguesas - Fonte: wikipédia
Nas populações portuguesas agora descobertas, os indivíduos da espécie P.perna apresentam "baixa densidade" e dispersos por entre aglomerados de M. galloprovincialis, onde as condições ecológicas são menos favoráveis.
Os autores do estudo do CCMAR sugerem que "tendo em conta o aquecimento global e o aumento da temperatura da superfície do mar, a espécie terá expandido a sua distribuição para o continente Europeu a partir do anterior limite norte da sua distribuição africana na zona costeira de Marrocos."
A espécie de mexilhão africano será monitorizada para compreender o seu impacto nas costas portuguesas.
Fonte: Universidade do Algarve
Sem comentários:
Enviar um comentário