quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cápsula Dragon prepara-se para voltar à Terra

Cápsula Dragon, da empresa SpaceX, presa com o braço robótico da Estação Espacial Internacional, durante a acoplagem, em 25 de Maio de 2012. É a primeira nave privada a chegar à estação orbital. Com esta nave, os Estados Unidos querem recuperar a sua capacidade de transporte para a ISS. Agora, os americanos dependem das naves de outros países para levar os seus astronautas e carga - Crédito: NASA 

A cápsula privada não-tripulada Dragon, da empresa SpaceX, está prestes a regressar à Terra, depois do seu voo histórico para a Estação Espacial Internacional.
Em 25 de Maio, a Dragon tornou-se a primeira nave espacial privada a acoplar na estação orbital. O sucesso da viagem marca o início de uma nova era de voos espaciais comerciais.
A nave foi lançada, em 22 de Maio, a bordo de um foguetão Falcon 9, transportando cerca de meia tonelada da carga, que incluia comida, computadores e material de laboratório para experiências científicas. Enquanto permaneceu acoplada, toda a carga foi retirada e substituída com outros materiais para voltar à Terra.
A nave Dragon deverá separar-se da ISS quinta-feira (31 de Maio). Os astronautas da estação vão retirá-la da porta onde tem estado atracada, com a ajuda do braço robótico, libertando-a depois para iniciar o regresso à Terra, onde deve amarar no Oceano Pacífico, durante a tarde.
A Agência Espacial Americana (NASA) tem um contrato com a empresa SpaceX para a construção de naves de transporte para a Estação Espacial Internacional, que deve permanecer operacional até 2020, segundo a NASA.  A empresa tenciona também começar a levar pessoas em 2015. A nave Dragon tem uma versão que pode levar até sete pessoas ao espaço.
A empresa Orbital Sciences Corporation fará, igualmente, serviço de transporte de carga da NASA para a estação orbital. O primeiro voo de testes está previsto para o final deste ano.

Sem comentários: