terça-feira, 29 de maio de 2012

Desigualdade entre os homens já vem da Idade da Pedra

Artefactos do período Neolítico. O novo estudo mostra que os homens do início do Neoliítico enterrados com ferramentas de trabalho tinham vivido em melhores condições que aqueles que não tinham artefactos junto ao corpo, uma primeira evidência da desigualdade hereditária entre seres humanos - Fonte: wikipédia

Uma nova pesquisa revela que a desigualdade hereditária entre seres humanos começou há mais de 7.000 anos, no início do Neolítico, período em que se iniciou a sedentarização e surgiu a agricultura na pré-história europeia.
Arqueólogos das Universidades de Bristol, Cardiff e Oxford encontraram novas evidências que mostram que os agricultores dessa altura enterrados com ferramentas viveram em melhores terras do que aqueles que foram enterrados sem elas. A pesquisa foi publicada na revista 'Proceedings of National Academy of Science' (PNAS), em 28 de Maio.
Os cientistas analisaram os isótopos de estrôncio de mais de 300 esqueletos humanos distribuídos por várias jazidas na Europa Central. Estes isótopos dão indicações do lugar de origem. Os resultados sugerem que os homens enterrados com ferramentas para cortar madeira tiveram acesso consistente a terras mais próximas, e possivelmente melhores do que os outros. Estas são as evidências mais antigas do diferente acesso à terra entre os primeiros agricultores do Neolítico.
A análise de isótopos de estrôncio também revelou que era mais provável as mulheres do início do Neolítico terem uma origem fora das áreas onde os seus corpos foram encontrados, mais do que os homens. Isto é uma forte indicação de patrilocalidade, um sistema de parentesco centrado no homem, segundo o qual são as mulheres que se deslocam para residir no local dos maridos, elas não herdam as propriedades, o que já mostra a desigualdade entre os sexos
Segundo os pesquisadores, esta nova evidência dos esqueletos é consistente com outras evidências arqueológicas, genéticas, antropológicas e mesmo lingüísticas para a patrilocalidade no Neolítico na Europa. Além disso, há estudos arqueológicos e botânicos indicando que os primeiros agricultores do Neolítico na Alemanha tinham um sistema de posse de terra.
"Parece que a era neolítica introduziu o sistema de propriedade herdada (terras e gado) na Europa e a desigualdade social teve início quando isso aconteceu. Depois disso, é claro, nada voltou para trás: através da Idade do Bronze, Idade do Ferro e era Industrial as desigualdades de riqueza foram sendo cada vez maiores, mas as "sementes" foram lançadas no Neolítico", disse Alex Bentley, professor de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Bristol e um dos investigadores.
Fonte: Comunicado da Universidade de Bristol

Sem comentários: