segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fóssil de um tiranossauro asiático vai ser leiloado na Internet

'Tyrannosaurus bataar', Tyrannosaurus asiático - Fonte: wikipédia

O esqueleto de um dinossáurio que viveu há 70 milhões de anos no deserto de Gobi, na Ásia Central, vai ser leiloado pela Internet, no próximo dia 20 de Maio, com uma base de licitação de 875 mil dólares (671 mil euros).
O leilão vai ser feito pela Heritage Auctions, a leiloeira norte-americana especializada em leilões pela Internet. A empresa estima que o esqueleto de um 'Tyrannosaurus bataar' possa atingir um valor entre 950 mil e 1,5 milhões de dólares (720 mil euros e 1,1 milhões de euros). No mesmo dia serão leiloados outros fósseis e minerais raros.
O dinossáurio 'Tyrannosaurus bataar' é o primo asiático e mais pequeno do Tiranosaurius rex norteamericano. O esqueleto a leiloar mede mais de sete metros de comprimento e quase dois metros e meio de altura. Ambos foram grandes e temíveis dinossáurios do Cretáceo, que desapareceram há 65 milhões de anos, juntamente com outras formas de vida, quando a Terra foi atingida por um meteorito, na hipótese mais aceite entre os cientistas.

Tiranosaurius rex Sue no Museu de Chicago - Fonte: wikipédia

Os restos fósseis do Tyrannosaurus asiático foram descobertos há cerca de uma década e estiveram num armazém em Londres, nos últimos dois anos e meio. Estão muito bem conservados e representam 75% do esqueleto do animal.
Para David Herskowitz, director do departamento de história natural da leiloeira, “este belo esqueleto de tiranossauro é dos mais completos e espectaculares alguma vez vistos”. Para ele, um exemplar fóssil deste tamanho, que é raro no mercado, constitui uma “oportunidade singular para coleccionadores e instituições”.
Este não é o único dinossáurio a ser leiloado. Há mais de dez anos, foi leiloado o esqueleto de outro Tiranosaurius rex por 8,362 milhões de dólares (6,41 milhões de euros). O fóssil, com 65 milhões de anos, foi encontrado em 1990 e ficou conhecido por Sue. É o esqueleto mais completo de um animal desta espécie.
Mais informações em Publico.pt e El Mundo.es

Sem comentários: