'Tyrannosaurus bataar', Tyrannosaurus asiático - Fonte: wikipédia
O leilão vai ser feito pela Heritage Auctions, a leiloeira norte-americana especializada em leilões pela Internet. A empresa estima que o esqueleto de um 'Tyrannosaurus bataar' possa atingir um valor entre 950 mil e 1,5 milhões de dólares (720 mil euros e 1,1 milhões de euros). No mesmo dia serão leiloados outros fósseis e minerais raros.
O dinossáurio 'Tyrannosaurus bataar' é o primo asiático e mais pequeno do Tiranosaurius rex norteamericano. O esqueleto a leiloar mede mais de sete metros de comprimento e quase dois metros e meio de altura. Ambos foram grandes e temíveis dinossáurios do Cretáceo, que desapareceram há 65 milhões de anos, juntamente com outras formas de vida, quando a Terra foi atingida por um meteorito, na hipótese mais aceite entre os cientistas.
Tiranosaurius rex Sue no Museu de Chicago - Fonte: wikipédia
Para David Herskowitz, director do departamento de história natural da leiloeira, “este belo esqueleto de tiranossauro é dos mais completos e espectaculares alguma vez vistos”. Para ele, um exemplar fóssil deste tamanho, que é raro no mercado, constitui uma “oportunidade singular para coleccionadores e instituições”.
Este não é o único dinossáurio a ser leiloado. Há mais de dez anos, foi leiloado o esqueleto de outro Tiranosaurius rex por 8,362 milhões de dólares (6,41 milhões de euros). O fóssil, com 65 milhões de anos, foi encontrado em 1990 e ficou conhecido por Sue. É o esqueleto mais completo de um animal desta espécie.
Mais informações em Publico.pt e El Mundo.es
Sem comentários:
Enviar um comentário