quinta-feira, 10 de maio de 2012

O Sol hoje: tempo espacial

Explosão solar de energia de classe M4.7, em 9 de Maio de 2012, captada pelo Observatório Solar Dinâmico, da NASA. Foi uma erupção rápida e não houve ejecção de massa coronal associado. A imagem foi obtida no comprimento de onda de 131 Angstrom, que permite uma observação mais detalhada do evento - Crédito: NASA/SDO

Uma mancha solar particularmente grande surgiu, em 5 de Maio, no extremo esquerdo do Sol, deslocando-se ao longo do disco solar enquanto acompanha a rotação da nossa estrela.
A mancha parece-se muito com o arquipélago do Havaí, mas é muito maior que qualquer ilha na Terra, é cerca de doze vezes maior do que o nosso planeta.
A enorme mancha AR1476 revela grande actividade e já produziu diversas explosões de energia de classe M e tem características para produzir erupções mais fortes de classe X, as mais poderosas, pois tem campos magnéticos do tipo 'beta-gama-delta'.

A grande e complexa mancha solar AR1476 é uma região activa que já desencadeou várias explosões de classe M, mas ainda não produziu ejecções de massa coronal que possam causar tempestades geomagnéticas na Terra. A mancha acompanha a rotação do Sol e, brevemente, estará na parte central do astro, alinhada com a Terra, onde as partículas das suas explosões poderão atingir mais facilmente o nosso planeta - Crédito: NASA/SDO

Até agora as explosões de energia são de curta duração e não estão associadas a ejeções de massa coronal, por isso não se esperam quaisquer tempestades geomagnéticas na Terra.
Fonte: NASA e SpaceWeather

Sem comentários: