Chuva de meteoros eta Aquaridas no hemisfério norte, com máximo em 6 de Maio de 2012
A chuva de meteoros atinge o seu máximo domingo, 6 de Maio, e pode ser vista nos dois hemisférios. No entanto, como a constelação de Aquário não se eleva muito acima do horizonte no hemisfério norte, os observadores no hemisfério sul estão em vantagem e, possivelmente, irão ver mais meteoros que no norte.
A chuva eta Aquaridas é provocada pela poeira deixada pelo cometa Halley, que se aproximou da Terra pela última vez em 1986. Neste momento, o cometa está para além da órbita de Urano, mas deixou poeira no seu trajecto pelo Sistema Solar. A Terra atravessa essa poeira duas vezes por ano, causando "chuva de estrelas", em Maio - eta Aquaridas - e em Outubro - Oriónidas.
Os cientistas estimam um máximo de 30 meteoros por hora, mas a lua cheia de 5/5 de Maio de 2012 vai dificultar a sua observação.
Para poder apreciar a eta Aquaridas, seja qual for o hemisfério, vai ser preciso levantar cedo, pois o melhor período para ver os meteoros é antes do nascer do Sol.
Chuva de meteoros eta Aquaridas no hemisfério norte, com máximo em 6 de Maio de 2012
Apesar da observação desta chuva de meteoros não ser muito favorável a quem vive no hemisfério norte, os observadores desta parte da Terra poderão ser privilegiados com um tipo raro e espectacular de meteoros - os earthgrazing - estrelas cadentes com um rasto comprido e brilhante, por vezes colorido e de maior duração. Surgem logo abaixo do horizonte, porque o ponto donde parecem partir (radiante) está muito próximo do equador celeste. São meteoros que seguem um trajecto rasante à atmosfera superior terrestre.
A melhor hora para ver estes meteoros é entre 2 e 3 horas, na madrugade de domingo, quando Aquário começa a surgir no horizonte, a leste.
Fonte: SpaceWeather.com
Sem comentários:
Enviar um comentário