quarta-feira, 30 de maio de 2012

O genoma do tomate poderá dar-nos saladas mais saborosas, no futuro

Planta, flor e fruto, o tomate, cujo genoma foi agora conhecido - Fonte: wikipédia

Um grupo internacional de cientistas decifrou a sequência completa do ADN do tomate. A investigação, publicada hoje na revista Nature, demorou oito anos e foi realizada por mais de 300 investigadores de 13 países.
No estudo agora apresentado, foi descodificado o genoma do tomate comum, da espécie 'Solanum lycopersicum', que foi comparado com o da espécie de tomate selvagem 'S. pimpinellifolium'. As diferenças genéticas são de apenas 0,6%. No entanto, ao comparar os genomas do tomate e da batata, 'S. tuberosum', que pertence ao mesmo género, os cientistas encontraram diferenças maiores, cerca de 8%, pois durante a evolução grandes fragmentos de genoma inverteram-se e repetiram-se.
São estas reorganizações do genoma que explicam as mudanças evolutivas que se verificam desde há milhões de anos, permitindo o aparecimento de novas espécies de plantas e a sua diversificação.
Segundo os autores, para além das implicações evolutivas, o estudo constitui uma nova ferramenta para a agricultura no futuro. Para isso, será necessário identificar no mapa de 35.000 genes todas as funções que interessam, como o que torna o tomate mais saboroso ou a planta mais resistente às doenças, por exemplo.
Fonte: El Mundo.es

Link relacionado:
Encontrada a química do tomate mais saboroso

Sem comentários: