sexta-feira, 18 de maio de 2012

Andrómeda, a nossa vizinha galáxia

A galáxia Andrómeda observada em comprimentos de onda ultravioleta pelo observatório espacial Galaxy Evolution Explorer (Galex), da NASA. A galáxia inteira estende-se por 260.000 anos-luz, uma distância tão grande que foi preciso juntar 11 segmentos diferentes para produzir esta imagem da galáxia vizinha completa - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Andrómeda, ou M31, é a maior galáxia vizinha da nossa Via Láctea e está situada aproximadamente a 2,5 milhões de anos-luz. Por ser tão brilhante e estar perto da Terra, Andrómeda é uma das dez galáxias que podem ser vistas a olho nu, em boas condições atmosféricas.
As bandas azuis/brancas dos anéis da galáxia abrigam jovens estrelas quentes e massivas. As faixas azul escuro/cinza de pó frio distinguem-se dos anéis brilhantes, marcando as regiões onde estão a formar-se estrelas actualmente, em casulos nublados densos. A região central laranja/branco revela conter estrelas velhas mais frias, formadas há muito tempo.
Quando observada em luz visível, Andrómeda parece ter braços espirais. Mas, em luz ultravioleta os braços assemelham-se a uma estrutura de anel, tal como se observou em comprimentos de onda infravermelhos, com o Telescópio Espacial Spitzer, da NASA. Segundo os astrónomos, esses anéis demonstram que Andrómeda se envolveu numa colisão directa com a sua galáxia vizinha, M32, há mais de 200 milhões de anos.
Fonte: NASA

Sem comentários: