quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gorila mais ameaçado do mundo é captado em filme

O gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli) é a subespécie mais ameaçada das quatro que existem - Fonte: wikipédia

Uma câmara instalada no Santuário de Gorilas de Kagwene, nos Camarões, filmou a subespécie de gorila mais ameaçada de extinção, o gorila-do-ocidente ou gorila-do-rio-cross (Gorilla gorilla diehli).
O gorila-do-rio-cross recebeu o nome do principal rio do sudeste da Nigéria. É a mais ameaçada das quatro espécies que ainda existem, com uma população com cerca de 250 indivíduos que habitam 11 locais dos Camarões e da Nigéria, e está criticamente em perigo de extinção.
Este santuário, inaugurado em 2008 pelo Governo dos Camarões, tem apenas 19,5 quilómetros quadrados onde vivem 20 gorilas.
O filme, captado por uma das quatro câmaras instaladas na reserva, mostra o comportamento normal de um grupo de gorilas no seu ambiente, daí a grande importância das imagens para o conhecimento da espécie. Os gorilas-do-rio-cross são muito tímidos e fogem na presença humana.
As imagens mostram um grupo de gorilas que passou na área. O primeiro gorila a aparecer senta-se junto de uma árvore. Chegam outros e, entre eles, um gorila de costas prateadas correndo ao longo do caminho florestal e batendo com os punhos no peito. É possível distinguir um deles sem uma mão, provavelmente devido a uma armadilha, de acordo com a Wildlife Conservation Society (WCS) (Sociedade de Protecção da Vida Selvagem), a organização que instalou as armadilhas fotográficas no Santuário de Gorilas de Kagwene.


“Os gorilas-do-rio-cross ocorrem numa densidade muito baixa em toda a sua região, por isso o aparecimento de uma lesão causada por uma armadilha relembra a necessidade de continuar a aplicar a lei para prevenir mais lesões nos gorilas do santuário”, disse Liz Macfie, coordenadora do programa para o gorila, da WCS.
A perda de habitat e a forte presença humana têm causado o declínio da subespécie. As pessoas locais não caçam os gorilas directamente, mas as armadilhas para outros animais da floresta provocam, por vezes, vítimas entre os primatas.
Fonte: WCS via Publico.pt

Sem comentários: