sábado, 12 de maio de 2012

Sonda Juno, a caminho de Júpiter e em boa forma

Imagem da Ursa Maior obtida pela sonda Juno, da NASA, em 21 de Março de 2012, como teste de funcionamemto da câmara JunoCam - Crédito: NASA/JPL-Caltech/SWRI/MSSS

Imagem do agrupamento de sete estrelas dispostas formando uma "grande caçarola cósmica" ou um "carro de supermercado", tão característico do céu nocturno do hemisfério norte celeste e que identifica a constelação da Ursa Maior.
Há muito tempo, a humanidade aprendeu a usar essas estrelas para se orientar, imaginando uma linha a unir as duas estrelas que compõem o lado direito do "carrinho celestial" e estendendo-a para cima para encontrar a Estrela Polar.
A imagem foi obtida pela sonda Juno, da NASA, para testar a sua câmara JunoCam, enquanto se dirige para Júpiter. Não é a primeira vez que os técnicos da missão verificam o funcionamento da câmara da nave. Já foram tiradas outras fotos astronómicas como, por exemplo, da nossa Terra e Lua.
De acordo com a informação da NASA, esta imagem da sonda Juno provavelmente é a primeira da "grande caçarola" obtida no espaço a uma distância tão elevada, a sonda está bem além da órbita de Marte.
Juno, uma sonda movida a energia solar, foi lançada a 5 de Agosto de 2011 e já viajou 279 dias dos cinco anos que precisa para chegar ao seu destino. Significa que já percorreu cerca de 612 milhões de Km da distância total de 3.065 milhões de Km até ao gigante gasoso.
Se tudo correr como programado, Juno irá orbitar 33 vezes os pólos do planeta para tirar imagens e colher informações com os seus nove instrumentos científicos abaixo das nuvens que o cobrem, para saber mais sobre as origens de Júpiter, a atmosfera, estrutura e magnetosfera, e procurar um possível núcleo sólido planetário.
A sonda tem o nome da deusa Juno da mitologia grega e romana. O deus Júpiter rodeou-se por um véu de nuvens, tentando esconder as suas 'travessuras'. Mas a esposa, a deusa Juno, conseguiu descobrir tudo vendo através das nuvens.
Fonte: NASA

Sem comentários: