Imagem obtida pela sonda Cassini, em 2 de Maio de 2012, a cerca de 385,919 km de distância de Enceladus. As câmaras da sonda fotografaram os jactos do pólo sul do satélite gelado, que são jactos de água gelada, vapor de água e compostos orgânicos pulverizados no espaço, libertados a partir das famosas fendas "lista de tigre" da lua - Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute
A sonda Cassini da NASA sobrevoou Enceladus e Dione, captando estas bonitas imagens das luas de Saturno durante passagens rasantes, em 2 de Maio de 2012. Foram os últimos sobrevoos destas luas geladas nos próximos três anos.
Dione vista pela sonda Cassini, em 2 de Maio de 2012, a cerca de 23,875 Km de distância - Crédito: NASA/JPL/Space Science Institute
No final do mês, em 22 de Maio, Cassini vai aproximar-se de Titã e será lançada para fora do plano equatorial de Saturno, entrando numa fase de órbitas inclinadas para estudar os extremos norte e sul do planeta, durante quase três anos.
Em 9 de Março de 2013, a sonda vai sobrevoar Rhea, e não fará mais aproximações com qualquer um dos outros satélites gelados de Saturno até Junho de 2015, quando vai encontrar Dione. Cassini só voltará a sobrevoar Enceladus em 14 de Outubro de 2015.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário