sexta-feira, 25 de maio de 2012

Primeira nave privada chega à Estação Espacial Internacional

Cápsula Dragon, presa ao braço robótico, acompanha a ISS na sua órbita terrestre, em 25 de Maio de 2012 - Crédito: NASA TV

A nave espacial Dragon já se encontra ligada à Estação Espacial Internacional. Às 14h56 (hora de Lisboa) de hoje (25 de Maio), a tripulação da Expedição 31 prendeu com sucesso a cápsula Dragon, da empresa da SpaceX, usando o braço robótico da estação orbital, quando esta se encontrava 251 milhas acima do noroeste da Austrália.
A captura da Dragon aconteceu, precisamente, 3 dias, 6 horas, 11 minutos e 23 segundos após o lançamento da missão, em Cabo Canaveral, de acordo com o comunicado da NASA. É o momento em que, pela primeira vez, uma nave espacial privada visita a estação espacial, o que é um êxito histórico para o voo espacial comercial.
Nas próximas horas segue-se a acoplagem da nave à ISS. A porta de comunicação da nave com a estação espacial só será aberta amanhã, cerca das 11 horas (hora de Lisboa) para que os astronautas possam retirar a carga que transporta.
A missão actual é um voo de demonstração da empresa Space Exploration Technologies ou SpaceX para o programa COTS (Commercial Orbital Transportation Services) da NASA, através do qual empresas privadas desenvolvem naves de transporte de carga para a ISS, em substituição dos vaivéns espaciais aposentados.
A empresa SpaceX tem um contrato de 1,6 biliões de dólares com a agência espacial americana para realizar 12 viagens para entrega de carga na estação orbital, depois deste voo de teste. Se tudo correr bem agora, a nave Dragon pode começar as suas missões já no próximo Outono.

Sem comentários: