segunda-feira, 23 de abril de 2012

Uma orca branca adulta é observada na natureza, pela primeira vez


Foi observada, pela primeira vez na natureza, uma orca adulta branca. O cetáceo foi avistado por um grupo de cientistas e estudantes russos, perto da costa de Kamchatka, na Rússia, durante uma expedição de pesquisa, co-liderada por Erich Hoyt, conhecido cientista especializado em orcas, que agora faz parte da Sociedade para a Conservação de Baleias e Golfinhos (WDCS, na sigla em inglês).
A orca, baptizada por Iceberg, parece saudável e vive num grupo familiar com mais 12 orcas.
Já foram observados cetáceos brancos de várias espécies, mas as únicas orcas conhecidas eram jovens, nomeadamente uma com um problema genético raro, que morreu num aquário do Canadá, em 1972.
Iceberg apresenta uma nadadeira dorsal de 2 metros de um adulto macho, o que significa que pode ter mais de 16 anos. Estes animais atingem a idade adulta aos 15 anos e os machos chegam a viver 50 ou 60 anos, embora a expectativa de vida mais comum seja de 30 anos.
Não se conhece a causa desta pigmentação invulgar. Os cientistas esperam observar os olhos do animal, tentando descobrir se o cetáceo é albino.
O projecto Far East Russia Orca Project (Ferop), co-liderado por Hoyt, estuda os hábitos sociais das baleias, numa zona próxima das ilhas Commander, um contributo para melhor compreender a complexa estrutura social das orcas, também conhecidas por 'baleias assassinas'.
Pesquisadores e ambientalistas esperam que a singularidade de Iceberg seja um incentivo na sensibilização para a necessidade de proteger as orcas e outras espécies de cetáceos na região, preservando a área protegida marinha que a Rússia estabeleceu à volta das ilhas Commander.
Mais informações em  página web "Russian Orcas"

Sem comentários: