quarta-feira, 11 de abril de 2012

Águia subsariana selvagem avistada na Europa pela primeira vez

Águia-sem-rabo 'Terathopius ecaudatus', do sul do deserto de Sahara, observada pela primeira vez na Europa, no sul de Espanha - Fonte imagem: wikipédia

Foi avistada pela primeira vez na Europa uma ave de rapina rara africana, a águia-sem-rabo, 'Terathopius ecaudatus'. Um exemplar juvenil da espécie foi detectado, em 5 de Abril de 2012, em Punta Carnero (Algeciras), no sul de Espanha, supondo-se que cruzou o estreito de Gibraltar, coincidindo com a travessia de muitas outras aves de rapina.
A jovem águia não apresenta qualquer identificação e pensa-se que se trata da chegada natural de uma ave selvagem. Neste caso, será o primeiro indivíduo desta espécie a cruzar o maior deserto quente do planeta, o Sahara, com uma área superior a nove milhões de quilómetros quadrados e, ainda, o estreito de Gibraltar até chegar à Europa.
Todos os anos, nas migrações de primavera e outono, milhões de aves deslocam-se entre a Europa e a África através deste estreito, que é o caminho mais curto para atravessar o Mar Mediterrâneo. Isto faz com que em determinados dias se concentrem ali milhares de aves de espécies variadas, um espectáculo único na Europa que atrai cada vez mais cientistas e observadores de aves.
A águia-sem-rabo é uma rapina africana de grande tamanho, com 180 cm de envergadura, de asas longas e largas e cauda muito curta. Tem o seu habitat natural a sul do deserto do Sahara, ocupando zonas abertas de pastagem ou com árvores dispersas. É especializada na caça de répteis, que captura graças às suas excepcionais capacidades de voo e de manobra no ar, superiores às de outras rapinas que voam a céu aberto. Não é migradora.

Grifos do sul do deserto do Saara avistados na Península Ibérica - Fonte imagem: wikipédia

A águia 'Terathopius ecaudatus' não é a primeira espécie de África a cruzar o estreito de Gibraltar. Cada vez são mais frequentes espécies africanas no sul da Península Ibérica. Já foram avistadas outras espécies subsarianas como o grifo-de-Ruppell ('Gyps rueppellii') ou o grifo-africano ('Gyps africanus').
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: