segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Super lua" de 2012 acontece esta semana

"Super lua" de Março de 2011, no Oceano Atlântico - Fonte: wikipédia

Esta semana vamos ter a maior lua cheia do ano. Será no próximo sábado, 5 de Maio, quando a lua cheia coincide com o perigeu da Lua, a sua maior aproximação à Terra, que também será a maior de 2012.
Nesse dia, a Lua passará à menor distância do nosso planeta este ano, a 356,955 Km. Vamos poder vê-la maior e mais brilhante (cerca de 16% mais que a média), uma "super lua". A última "super lua" ocorreu em Março de 2011.
A distância de aproximação da Lua varia porque a sua órbita não é perfeitamente circular. No final deste ano, em 28 de Novembro, a lua cheia coincide com o apogeu, a maior distância Lua-Terra, será uma lua mais pequena e com menos brilho.
A "super lua" é um fenómeno perfeitamente natural e não há razão para qualquer alarme. Segundo os cientistas, "a pequena diferença na distância não é suficiente para causar terramotos ou marés extremas", mas as marés normais deverão ser particularmente altas e baixas em todo o mundo. No perigeu, a força de maré da Lua é maior 42% e durará desde o perigeu até duas semanas mais tarde.
Consegue-se apreciar melhor a "super lua" olhando-a logo depois de nascer ou quando está prestes a desaparecer no horizonte, mas avistando-a por detrás de prédios ou de árvores, por exemplo. Pode produzir-se uma ilusão de óptica que faz parecer a Lua ainda maior do que ela realmente é.
Fonte: Space.com

Sem comentários: