terça-feira, 24 de abril de 2012

Espécies marinhas do Árctico aumentaram e aves estão em declínio

Morsa (Odobenus rosmarus) no Árctico - Fonte: wikipédia

A população de mamíferos marinhos e peixes do Árctico aumentou, mas as aves diminuiram, revela um novo relatório científico divulgado nesta segunda-feira na Conferência do Ano Internacional Polar 2012, em Montreal, Canadá.
O documento foi apresentado pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade Circumpolar (CBMP), do Programa de Conservação da Fauna e Flora Polar (CAFF), e resulta da nova análise da evolução de 890 populações de 323 espécies de vertebradas da região árctica, entre 1970 e 2007.
Segundo o estudo, as espécies marinhas do Árctico aumentaram globalmente, devido ao crescimento das populações de mamíferos e ao grande aumento nas populações de peixe. As populações de vertebrados marinhos têm tendência para aumentar nos oceanos Árctico e Pacífico e a diminuir no Oceano Atlântico norte, talvez por influência do clima árctico e exploração comercial.
No caso das aves, as suas populações têm diminuído lentamente mas de forma constante desde o final da década de 90, declínio que pode estar associado ao aquecimento global, ao degelo e à falta de alimento, embora as causas possam variar conforme a espécie.
O estudo alerta para esta diminuição das aves marinhas nos últimos anos, receando que possa ser o início de um declínio a longo prazo, e reconhece a importância do seu acompanhamento nos próximos anos.
Fonte: Programa de Conservação da Flora e Fauna do Ártico (CAFF)

Sem comentários: