sexta-feira, 6 de abril de 2012

Redemoinho de pó observado em Marte

Um redemoinho de poeira marciano, com cerca de 20 km de altura, foi observado no seu caminho sinuoso ao longo da região Amazonis Planitia, do Norte de Marte, em 14 de Março 2012. As imagens foram captadas pela câmera de alta resolução HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UA

Um redemoinho de poeira (ou diabo de poeira), com cerca de 20 Km de altura, foi observado movendo-se sinuosamente ao longo da região Amazonis Planitia, no norte de Marte, em 14 de Março de 2012. Pode ver um vídeo aqui.
O redemoinho, com pouco mais de 70 metros de largura, foi captado pela câmara de alta resolução Imaging Science Experiment (HiRISE), a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, que orbita Marte.
Na Terra ou em Marte, os diabos de poeira são colunas de ar girando, tornadas visíveis pela poeira que retiram do chão. Normalmente o fenómeno acontece em dias limpos (ao contrário dos tornados), quando o solo é aquecido pelo Sol, aquecendo o ar logo acima do chão. À medida que o ar quente, próximo da superfície, sobe rapidamente através da pequena bolsa de ar mais frio acima dele, o ar pode começar a girar, se as condições forem as adequadas.
A imagem foi tirada no final da primavera norte, duas semanas do solstício de verão do hemisfério norte, época em que nas latitudes médias do norte o solo está a ser mais aquecido pelo Sol.
A Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) examina Marte desde 2006. Actualmente, já em missão prolongada, a sonda continua a fornecer pistas sobre os ambientes antigos do planeta e como os processos tais como o vento, impactos de meteoritos e geadas sazonais continuam a afectar a superfície do planeta vermelho.
Fonte: NASA

Sem comentários: