terça-feira, 24 de abril de 2012

Primeiro voo privado para a Estação Espacial Internacional foi adiado uma semana

A nave espacial Dragon (Dragão) no topo do foguetão Falcon 9, na plataforma de lançamento de onde vai descolar brevemente. A nave transporta cerca de 1.200 Kg de carga para a Estação Espacial Internacional. É a primeira nave privada a acoplar com a estação orbital - Crédito: NASA / Cory Huston

O primeiro voo histórico de uma nave espacial privada para a Estação Espacial Internacional (ISS) - a cápsula Dragon da empresa americana SpaceX - foi adiado uma semana, podendo acontecer o lançamento em 7 de Maio.
Inicialmente marcado para 30 de Abril, o responsável da empresa explicou o adiamento pela necessidade de realizar mais testes aos sistemas informáticos de acoplagem da cápsula Dragon à ISS.
A cápsula não-tripulada Dragon (Dragão), que pesa quase seis toneladas, com 5,2 metros de altura e 3,6 metros de diâmetro, será lançada sobre um foguetão Falcon 9, em direcção à ISS, a partir da base aérea de Cabo Canaveral, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Se tudo correr como o previsto, Dragon será o primeiro vaivém privado a acoplar à ISS. Nesta primeira acoplagem, os astronautas, no interior da estação, irão manobrar o braço robotizado para agarrar a cápsula e ligá-la ao laboratório espacial.
Transportando quase meia tonelada de provisões e equipamentos para a tripulação da ISS, a cápsula Dragon estará três semanas acoplada à estação orbital, regressando à Terra depois.
Este lançamento é uma demonstração para o programa Commercial Orbital Transportation Services (COTS) da NASA, que financiou o desenvolvimento do veículo Dragon da SpaceX, como um substituto dos vaivéns espaciais, já retirados de serviço, no reabastecimento da Estação Espacial Internacional.
Se esta missão for bem sucedida, Dragon deverá ficar operacional e iniciará o transporte regular de carga para a estação e desta para a Terra, uma vantagem relativamente a outras naves de carga que não são reutilizadas e terminam no fundo do Oceano Pacífico.
Embora Dragon seja actualmente uma nave não-tripulada, mais tarde, a empresa SpaceX também pretende transportar pessoas a bordo da cápsula. Desde o último voo do vaivém espacial Atlantis, em Julho de 2011, a NASA depende das naves russas Soyuz para o transporte dos seus astronautas até à ISS.
Fonte: Space.com / NASA

Sem comentários: