terça-feira, 24 de julho de 2012

Ilha de gelo que se libertou do glaciar Petermann, da Gronelândia

Grande iceberg originado a partir do glaciar de Petermann, observado pelo satélite Terra da NASA. A imagem foi rodada e o norte está para a direita. Há fissuras superficiais semelhantes tanto no glaciar Petermann como na ilha de gelo recentemente formada - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jesse Allen/Robert Simmon

Imagens do satélite Aqua da NASA, captadas em 16 e 17 de Julho de 2012, mostram que o grande glaciar Petermann, da Gronelândia, mais uma vez se quebrou formando um grande icebeg que se soltou e é visto descendo o fiorde em direcção ao mar.
A nova imagem captada pelo satélite Terra da NASA, em 21 de Julho, revela que o iceberg ocupa uma área de 32,3 quilómetros quadrados e continua a progredir no fiorde, dirigindo-se para o mar.
O Glaciar de Petermann está localizado no noroeste da Gronelândia e termina numa plataforma gigante de gelo flutuante no Oceano Árctico. Em 2010, este glaciar deu origem a um iceberg gigantesco, com cerca de 251 quilómetros quadrados. O iceberg que agora se formou é menor e libertou-se mais a montante no glaciar, ao longo de uma fenda que apareceu em imagens de satélite em 2001.
Segundo especialistas, a separação do iceberg está mais associada a correntes oceânicas do que ao degelo de superfície causado por alterações climáticas.
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: