sábado, 7 de julho de 2012

Rebeldes congoleses matam ocapis e tratadores numa estação de conservação


O ocapi (Okapia johnstoni) é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae, sendo a outra a girafa. A forma do seu corpo é parecida à da girafa, mas com o pescoço mais curto.
No mundo existem entre 10 e 20 mil ocapis, que vivem nas florestas húmidas da República Democrática do Congo ou espalhados em jardins zoológicos.
Os ocapis não estão classificados como espécie em perigo de extinção, mas são ameaçados pela destruição do seu habitat e pela caça furtiva.
O trabalho de protecção da espécie no país levou à criação, em 1992, da Reserva de fauna dos ocapis, que foi declarada Património Mundial da Unesco, em 1996. Actualmente está considerada Património em perigo. A Guerra Civil ameaçou tanto a vida selvagem como os trabalhadores da reserva.
Recentemente, uma estação de conservação de ocapis foi atacada por rebeldes congoleses, que mataram os 14 animais´existentes e, ainda, 5 pessoas (entre trabalhadores e familiares). Os rebeldes tentam eliminar tudo o que pode interferir nas suas actividades, como a extração de marfim e de ouro.
Fonte: ÚltimoSegundo

Sem comentários: