O Aqueduto da Amoreira faz parte dos monumenhtos de Elvas classificados como Património Mundial da Unesco - Fonte: wikipédia
As fortificações de Elvas, em Portugal, foram classificadas neste sábado (30 de Junho) como Património Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), por decisão do Comité do Património Mundial, que está reunido até dia 6 de Julho em São Petesburgo, na Rússia.
As fortificações de Elvas, abrangendo os séculos 17 e 19, iniciam quando Portugal recuperou a sua independência, em 1640, e constituem a maior fortaleza abaluartada da Europa (reconhecido pela forma em estrela).
A candidatura da classificação das fortificações abrangia os fortes de Santa Luzia, do século XVII, e da Graça, do século XVIII, três fortins do século XIX, as três muralhas medievais e a muralha do século XVII, para além do Aqueduto da Amoreira. Era a única candidatura portuguesa entre as 33 que a UNESCO irá decidir.
No cimo do Corcovado, o Cristo Redentor contempla o Rio de Janeiro, agora Património Mundial na categoria de paisagem cultural e urbana - Fonte: wikipédia
Rio de Janeiro, no Brasil, considerada a cidade maravilhosa, hoje (1 de Julho) foi declarada Património Mundial na categoria de paisagem cultural e urbana. É a primeira vez que é distinguida uma cidade inteira.
Entre os vários postais apresentados pela candidatura, que demorou nove anos a concretizar-se, estão alguns lugares bem conhecidos como o Morro do Corcovado com o Cristo Redentor, a praia de Copacabana, a Baía de Guanabara e a floresta da Tijuca, que foi nomeada reserva mundial e abriga várias espécies ameaçadas.
Links relacionados:
Fortificações de Elvas classificadas como Património Mundial
Paisagens do Rio de Janeiro classificadas como Património Mundial
Sem comentários:
Enviar um comentário