quarta-feira, 25 de julho de 2012

Guardas do parque de Virunga tentam salvar gorilas ameaçados pela guerra civil no Comgo

Cria de gorila de montanha (Gorilla beringei beringei) de Virunga - Fonte: wikipédia

Os guardas do Parque Nacional de Virunga, no leste da República Democrática do Congo, vão procurar as seis famílias de gorilas de que não têm informação, desde o início do conflito entre as forças do governo e rebeldes da região.
Autoridades e rebeldes do "Movimento de 23 de Março" autorizaram a passagem dos guardas pelas zonas do conflito, para localizar os únicos gorilas de montanha do Congo, em colaboração com a população local, e tentar protegê-los dos caçadores activos no parque. É considerado um trabalho de alto risco, que já matou 130 guardas em serviço, nos últimos 15 anos (ver vídeo sobre o seu trabalho).
Os gorilas (Gorilla beringei beringei) deixaram de ser vistos quando se intensificaram os combates, em Abril. O parque foi encerrado e as equipas responsáveis pelo acompanhamento dos animais tivéram que afastar-se, pois a área sofreu intensos bombardeamentos de artilharia pesada. A guerra civil na República Democrática do Congo já dura há 12 anos, provocando mais de 200000 civis refugiados.
Segundo a organização do parque, cerca de 200 gorilas de montanha vivem no Parque Nacional de Virunga, o que representa um quarto da população mundial desta espécie. Virunga é o parque mais antigo de África, considerado Património Mundial pela Unesco. Em 2007, os rebeldes mataram sete gorilas dentro do parque, atingindo-os com tiros na cabeça, o que gerou fortes protestos da comunidade conservacionista internacional.
Fonte: ÚltimoSegundo e Publico.pt

Links relacionados:
Gorilas juvenis foram observados a destruir armadilhas de caçadores furtivos
Rebeldes congoleses matam ocapis e tratadores numa estação de conservação
Centro de reabilitação para gorilas órfãos em plena selva do Congo
Erupção espectacular do vulcão Nvamulgira, no Congo

Sem comentários: