segunda-feira, 16 de julho de 2012

Lémures, provavelmente os vertebrados mais ameaçados do planeta

Lémure preto-de-olhos-azuis (Eulemur flavifrons), a única espécie de primata que tem esta cor de olhos, para além do ser humano. Agora está mais ameaçado - Fonte: wikipédia

Uma nova avaliação de especialistas reunidos numa conferência da União Mundial para a Conservação da Natureza (UICN), em Madagáscar, considerou que os lémures são os mamíferos mais ameaçados do planeta. Os lémures são pequenos primatas de olhos grandes, que vivem na natureza apenas na Ilha de Madagáscar.
Os peritos, vindos de vários países, avaliaram o estado de conservação das 103 espécies conhecidas de lémures do planeta e concluiram que 91% dos animais está ameaçada, com maior ou menor gravidade.
Na actualização da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da UICN, 23 espécies estão Criticamente Ameaçadas, 52 estão Ameaçadas, 19 são Vulneráveis e três Quase Ameaçadas. Apenas três têm um estatuto Pouco Preocupante.
A espécie de lémure mais ameaçada de todas é o Lepilemur septentrionalis e estima-se que apenas restem 18 animais em todo o mundo. Mas há também outras espécies que passaram a estar mais ameaçadas, como o maior de todos os lémures, o Indri indri e o lémure preto-de-olhos-azuis (Eulemur flavifrons), a única espécie de primata que tem esta cor de olhos, para além do ser humano.

O maior de todos os lémures, Indri indri, é preto e branco e passou a estar mais ameaçado - Crédito: wikipédia

Madagáscar é a quarta maior ilha do planeta, um pouco maior que França. A destruição da sua floresta tropical - cerca de 90% da vegetação natural já foi destruída - e um aumento do consumo de carne de animais selvagens reduziram, consideravelmente, o número de lémures. Madagáscar vive uma crise política, desde 2009, verificando-se uma degradação das medidas de protecção da fauna. O aumento da pobreza fez acelerar o abate ilegal das árvores.
Fonte: Via Público.pt  BBC news

Sem comentários: