segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Terra como arte

"Starry Night", num estilo da pintura de Van Gogh, foi a imagem escolhida em primeiro lugar pelo público. Mostra concentrações massivas de fitoplâncton esverdeado que formam redemoinhos na água escura à volta da ilha sueca de Gotland, no Mar Báltico. Estas explosões de fitoplâncton ocorrem quando as correntes profundas trazem os nutrientes até às águas da superfície iluminada pelo Sol, alimentando o crescimento e reprodução destas plantas pequenas. A imagem foi captada pelo satélite Landsat 7, em 13 de Julho de 2005 - Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center/USGS

Em 23 de Julho de 1972, a NASA lançou o primeiro de uma série de satélites de observação terrestre - até agora foram lançados sete - designados globalmente por Landsat, constituindo o mais longo programa de observação da Terra por satélite.
Ao longo destes 40 anos, os satélites têm observado o nosso planeta, documentando as mudanças no uso da terra e dos seus recursos naturais.
Em Fevereiro de 2013, deverá ser lançado o Landsat Data Continuity Mission (LDCM), o mais avançado satélite de observação Landsat, do ponto de vista tecnológico.
Para além da informação científica que fornecem, algumas das imagens captadas são impressionantes pelo seu valor artístico, representando de forma espectacular montanhas, vales e ilhas, bem como florestas, campos e padrões agrícolas.
O Serviço Geológico dos EUA (USCS) reuniu as melhores imagens Landsat do nosso planeta e criou a série "Terra como arte", com uma pequena descrição para cada uma.
Para comemorar o 40º aniversário, foi pedido ao público para votar na sua favorita, entre mais de 120 imagens disponibilizadas online, no site da USGS. Hoje foram anunciadas as cinco vencedoras, que podem ser vistas no site da NASA ou neste vídeo Youtube.
Fonte: NASA

Sem comentários: