sábado, 14 de julho de 2012

Lançamento da nova tripulação da ISS, esta noite, comemora o 37º aniversário da colaboração espacial internacional

Astronautas Akihiko Hoshide (Japão), Yuri Malenchenko (Rússia) e Sunita Williams (Estados Unidos) vão partir, esta noite (15) para a ISS, a bordo do foguetão russo Soyuz TMA-05M ( reprodução NASA Tv)

A astronauta Sunita Williams dos Estados Unidos, o cosmonauta da Rússia Yuri Malenchenko e o astronauta do Japão Akihiko Hoshide vão descolar na nave russa Soyuz TMA-05M, esta noite pelas 10:40 EDT (02:40 GMT, 15 de Julho), a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Os três astronautas vão passar alguns meses no espaço, a bordo da Estação Espacial Internacional.
O lançamento da nave Soyuz TMA-05M neste dia, tendo a bordo os novos tripulantes da ISS, marca o 37º aniversário da primeira missão espacial do mundo com tripulação internacional, a Apollo-Soyuz Test Project, em que aconteceu o primeiro encaixe de uma nave espacial americana com uma nave soviética.
Pintura de 1974, do artista Robert McCall, representando o previsto encaixe das naves espaciais americana e soviética, em 17 de Julho de 1975 - Crédito: Robert McCall/NASA

Em 15 de julho de 1975, uma nave espacial Apollo partiu do Centro Espacial Kennedy e outra nave Soyuz 7K-TM foi lançada do Cosmódromo de Baikonur. Após dois dias de viagem, as duas naves acoplaram, em 17 de Julho. Esta missão histórica representa o início da cooperação internacional que conduziu à construção da Estação Espacial Internacional.
Actualmente, a ISS é gerida por cinco agências espaciais (Agência Espacial Canadiana (CSA/ASC) , Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) , Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos) e 15 países diferentes que colaboram na sua construção e funcionamento, desde 1998 ( Estados Unidos da América, Rússia, Canadá, Japão e, através da Agência Espacial Europeia (ESA), Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Tal como no Apollo-Soyuz Test Project, a nave russa Soyuz TMA-05M fará uma viagem de dois dias, antes de acoplar com a estação orbital, no próximo 17 de Julho de 2012.
Fonte: Via Space.com e NASA

Sem comentários: