sábado, 28 de julho de 2012

Chuva de meteoros Delta-Aquarideos este fim-de-semana

Mapa celeste em 29 de Julho de 2012, pelas 2 horas, em Bragança (Portugal)

Este fim-de-semana a chuva de meteoros Delta-Aquarideos tem o seu máximo. No entanto, os especialistas não esperam um grande espectáculo, com o céu iluminado pelo nosso satélite a quatro dias da lua cheia.
A chuva Delta-Aquarideos terá o seu pico durante a noite de sábado (28) para domingo (29), com cerca de 16 meteoros por hora, num céu escuro. É visível em todo o planeta, embora os observadores do Hemisfério Sul estejam melhor posicionados, porque os meteoros parecem irradiar a partir do sul, com origem perto da brilhante estrela Delta Aquarii (de nome tradicional Skat), na constelação de Aquário, daí o seu nome.
Embora não tenham a certeza, os cientistas pensam que estes meteoros se formam porque a Terra está a passar pelo rastro de detritos deixados, provavelmente, pelo cometa 96P/Machholz, descoberto pelo astrónomo amador Don Machholz, em 1986.
A chuva de meteoros, também conhecida por "chuva de estrelas" resulta da combustão das partículas deixadas pelo cometa quando atingem a atmosfera terrestre, o que permite ver no céu nocturno a sua trajectória iluminada, durante alguns instantes.
Brevemente, na noite de 12 para 13 de Agosto, haverá outra chuva de meteoros, as Perseidas, que os astrónomos consideram ser a mais espectacular deste ano.
Mais informações em Space.com

Sem comentários: