sexta-feira, 20 de julho de 2012

Asteróide que se aproxima da Terra, este fim-de-semana, pode ser visto online

Diagrama da órbita do grande asteróide 2002 AM31 no sistema solar, em aproximação do nosso planeta. No domingo (22 de Julho) passará mais perto, cerca de 13,7 vezes a distância entre a Terra e a Lua - Crédito:  Solar System Dynamics

Um grande asteróide vai aproximar-se da Terra neste fim de semana, mas a uma distância segura, bem para além da órbita da Lua.
O asteróide 2002 AM31, descoberto em 2002, fará a sua maior aproximação ao nosso planeta, no domingo (22 de Julho), passando a uma distância cerca de 13,7 vezes a distância entre a Terra e a Lua ou 5,2 milhões de quilómetros.
De acordo com os cientistas, não há hipótese do asteróide colidir com a Terra nesta passagem, embora seja uma rocha espacial que pode causar preocupação no futuro.
2002 AM31 está classificado como um "asteróide potencialmente perigoso" pelo Minor Planet Center em Cambridge, Massachusetts. É um asteróide grande, mas os cientistas não coincidem no seu tamanho. Mediçoes de radar do Observatório de Arecibo indicam 340 metros de diâmetro e o Programa Asteroid Watch, da NASA, estima que tem o dobro do tamanho, cerca de 792 metros.
Vai ser possível observar este asteróide online, durante a sua passagem pelo nosso planeta. No domingo, a página web de observação espacial, Slooh Space Camera, transmite imagens da rocha espacial a partir de telescópios no Observatório Prescott, no Arizona, e Ilhas Canárias.
Fonte: via Space.com

Sem comentários: