Diagrama da órbita do grande asteróide 2002 AM31 no sistema solar, em aproximação do nosso planeta. No domingo (22 de Julho) passará mais perto, cerca de 13,7 vezes a distância entre a Terra e a Lua - Crédito: Solar System Dynamics
O asteróide 2002 AM31, descoberto em 2002, fará a sua maior aproximação ao nosso planeta, no domingo (22 de Julho), passando a uma distância cerca de 13,7 vezes a distância entre a Terra e a Lua ou 5,2 milhões de quilómetros.
De acordo com os cientistas, não há hipótese do asteróide colidir com a Terra nesta passagem, embora seja uma rocha espacial que pode causar preocupação no futuro.
2002 AM31 está classificado como um "asteróide potencialmente perigoso" pelo Minor Planet Center em Cambridge, Massachusetts. É um asteróide grande, mas os cientistas não coincidem no seu tamanho. Mediçoes de radar do Observatório de Arecibo indicam 340 metros de diâmetro e o Programa Asteroid Watch, da NASA, estima que tem o dobro do tamanho, cerca de 792 metros.
Vai ser possível observar este asteróide online, durante a sua passagem pelo nosso planeta. No domingo, a página web de observação espacial, Slooh Space Camera, transmite imagens da rocha espacial a partir de telescópios no Observatório Prescott, no Arizona, e Ilhas Canárias.
Fonte: via Space.com
Sem comentários:
Enviar um comentário