sábado, 14 de julho de 2012

Conjunção quádrupla de astros, vista directamente ou online neste domingo

Na madrugada de domingo, 15 de Julho, os planetas Vénus, Júpiter e a Lua formam uma conjunção quádrupla com a estrela Aldebaran, na constelação de Touro. O aglomerado de estrelas Pleíades situa-se um pouco acima.

Todos aqueles que gostam de astronomia não vão querer perder a oportunidade de observar, a olho nu, cinco planetas do nosso sistema solar, a brilhar no céu nocturno deste verão.
Durante Julho e Agosto, Vénus e Júpiter são os astros mais brilhantes a nordeste, no início de cada dia, mais ou menos duas horas antes do Sol nascer. Se for muito cedo para ver astros, Saturno e Marte estão a oeste, depois de anoitecer.
Mas hoje, 14 de Julho, a Lua junta-se a Júpiter e Vénus e, durante a madrugada desde domingo (15 de Julho), podemos apreciar uma espectacular conjunção quádrupla de astros, com os três planetas junto à estrela gigante vermelha Aldebaran, tendo um pouco mais acima o aglomerado de estrelas Pleíades.
No entanto, se o céu estiver nublado, é possível apreciar o espectáculo celestial via internet. Tal como tem acontecido com outros eventos cósmicos, a página web Slooh Space Camera vai transmitir imagens ao vivo da Lua, planetas Vénus e Júpiter e também do planeta Saturno - com início às 12:30 a.m. EDT (04:30 GMT) - utilizando telescópios colocados em dois locais diferentes.
Enquanto o Observatório das Ilhas Canárias observa a Lua, Júpiter e Vénus, um telescópio no Observatório de Prescott, no Arizona - com hora local ainda no sábado à noite - mostra imagens de Saturno ao vivo.
Nas Canárias, a lua está iluminada pelo Sol apenas em 12% na madrugada de domingo, o que deve tornar possível ver o chamado "Earthshine" (Luz cinérea), em que a parte escura da Lua é iluminada pela luz reflectida pela Terra.
Durante a transmissão poderá ver-se Júpiter a passar por detrás da Lua e, ainda, podem ser visíveis a lua gelada Europa e a lua vulcânica Io, em órbita de Júpiter.
Em meados de Agosto, Vénus e Júpiter passam a ter a companhia de Mercúrio que, embora seja o planeta mais próximo do Sol, brilha o suficiente para ser visto em horas tão matutinas.

Contrariamente ao trio de planetas madrugadores, Saturno e Marte aparecem a oeste, logo após o pôr do sol, acompanhados pela brilhante estrela Spica. Em 21 de Agosto, a Lua junta-se ao grupo.
Fonte: Space.com

Sem comentários: