terça-feira, 17 de julho de 2012

Roedores ladrões ajudam a conservar a floresta tropical

Cutia (Dasyprocta punctata) roendo um fruto - Fonte: wikipédia

A cutia é um mamífero roedor da América Central que se alimenta de sementes de muitas espécies de plantas, mas gosta especialmente das sementes de Astrocaryum (género de palmeiras). Tal como outros roedores, ele tem o hábito de armazenar alimento para mais tarde comer, e enterra as sementes no solo em toda a floresta, cada uma num local diferente. No entanto, estes roedores são exímios ladrões e roubam o alimento uns dos outros, desenterrando-o e escondendo noutro local. Este comportamento das cutias, pouco digno do ponto de vista humano, pode estar a ajudar a conservar árvores tropicais que dependem de animais para espalhar as suas sementes.
Um estudo realizado no Panamá, publicado online na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, sugere que as cutias da espécie (Dasyprocta punctata) ajudaram a sobreviver a palmeira preta (Astrocaryum standleyanum), dispersando as suas sementes para longe, ao roubá-las às suas iguais e enterrando-as noutros locais.
Os cientistas usaram radio transmissores em miniatura em sementes de palmeira preta, de modo a poder seguir o seu movimento. O aparelho enviava um sinal cada vez que uma semente era desenterrada e enterrada novamente.
Os investigadores descobriram que, passada apenas uma semana, a maioria das sementes tinha mudado de posição pelo menos uma vez, e algumas foram transferidas duas vezes num dia. Uma das sementes bateu o recorde de movimentação, foi transferida de lugar 36 vezes, viajando 280 metros do seu ponto original antes de ser finalmente comida por uma cutia, 209 dias mais tarde (ver vídeo) .
Roubando umas às outras e enterrando o produto do roubo, as cutias levaram as sementes para lugares cada vez mais afastados do ponto de partida e com possibilidades da semente germinar, caso não fosse comida.
Fonte: Science

Sem comentários: