domingo, 29 de julho de 2012

Nave de carga russa liga-se à ISS na segunda tentativa

A nave espacial russa não tripulada Progress 47 aproxima-se da Estação Espacial Internacional, em 28 de Julho de 2012, uma segunda tentativa de aproximação para testar o novo sistema de acoplagem automática - Crédito: NASA TV

A nave espacial de carga Progress 47 conseguiu acoplar à Estação Espacial Internacional, na segunda tentativa para testar o novo sistema de acoplagem no espaço, realizada ontem (28 de Julho) (ver vídeo).
Em 23 de Julho, houve uma tentativa inicial de aproximação da nave à ISS, mas falhou devido a um problema no novo sistema. A nave foi mantida a uma distância segura da estação, até ser resolvida a causa do fracasso.
A nave russa, carregada com lixo da estação orbital, está a ser usada para testar um sistema de encaixe actualizado - uma versão atualizada do sistema Kurs-NA que foi integrado nas naves russas há anos - projectado para facilitar futuras escalas automatizadas no segmento russo do laboratório orbital. A Rússia pretende usar o novo sistema nas futuras naves não tripuladas Progress e veículos tripulados Soyuz.
A Progress 47 será desencaixada definitivamente em 30 de Julho e vai permanecer nas proximidades da estação orbital para uma série de testes feitos por controladores a partir de terra, antes de ser destruída sobre o Oceano Pacífico no final de Agosto.
Outra nave de carga russa, Progress 48, deverá ser lançada em 1 de Agosto a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, trazendo mais abastecimentos para a tripulação da estação espacial.
Fonte: NASA

Sem comentários: