sábado, 7 de julho de 2012

Estrela gigante vermelha envolta numa bolha de gás

Estrela U Camelopardalis envolta numa ténue bolha de gás ejectado por ela. Imagm captada pelo telescópio Hubble - Crédito: ESA/NASA

Uma imagem pouco vulgar do Telescópio Espacial Hubble mostra uma estrela brilhante envolta numa ténue concha quase perfeitamente esférica de gás.
A estrela, U Camelopardalis, ou U Cam, uma gigante vermelha que está a chegar ao fim da sua vida. Como está a ficar com pouco combustível, torna-se instável. A cada poucos milhares de anos, ela lança fora uma concha quase esférica de gás, quando o hélio à volta do seu núcleo começa a fundir.
Na imagem é claramente visível o gás ejectado pela estrela na sua erupção mais recente, que forma uma bolha de gás que envolve a estrela.
U Cam, localizada na constelação de Camelopardalis (A Girafa), perto do Pólo Norte Celeste, é um exemplo de uma estrela de carbono, um tipo raro de estrela cuja atmosfera contém mais carbono do que oxigénio. Devido à sua baixa gravidade de superfície, tipicamente cerca de metade da massa total de uma estrela de carbono pode ser perdida através de poderosos ventos solares.

Sem comentários: